A Nossa História

Somos a Sofia e o Chris. Vivemos com os nossos filhos na zona de Loulé desde 2013, conhecemo-nos em Nova Iorque onde estudámos arquitetura e onde durante uma década criámos a nossa família. Quando nos verões visitávamos os pais e avós da Sofia no Algarve, procurávamos uma relação com a terra e levar de volta referências culturais e gastronómicas.

Em 2016 lançámos a marca Oficina Poeta Azul para homenagear o Algarve rural e aplicar as técnicas de produção digital do Chris, e as do design urbano da Sofia, a favor do nosso interesse comum pela sustentabilidade.

Com valências distintas, mas com a linguagem comum adquirida na Columbia University, formamos uma equipa que leva as pesquisas dos materiais e o desenvolvimento dos protótipos à exaustão. O Chris desenvolve microssistemas de produção manual e tecnológica adequados a cada um dos nossos projetos, resultado da sua experiência nos E.U.A. A Sofia procura interligar a sua vivência urbana, o seu legado rural e os desafios da região, com as texturas e a poesia que coleciona. Continuamente estabelecemos várias colaborações com outros colegas locais, a quem tanto admiramos pelo talento e empreendedorismo.

Agradecimentos

Queremos aqui agradecer contribuições específicas ao nosso website:

À Esmeralda Gonçalves pela revisão da versão portuguesa do texto;
Ao Chris Csendes pela fotografia das cartolinas empilhadas;
Ao João Correia pela fotografia da avó Maria do Carmo;
Ao ceramista José Matos pela fotografia dos blocos de barro crus;
À Linne Melinkat pelas fotografias das bases no menu;
À Lúcia Durão pela fotografia dos carimbos no menu;
À Lydia Lee pelo retrato de família de 2013;
À Mariana Bruno de Sousa pela fotografia dos marcadores de livro no menu;
Ao Francisco Whitelaw pelo origami;
Ao Museu do Traje de São Brás de Alportel por nos deixar fotografar a sua cortiça;
À Natália Correia pela loiça antiga;
Ao Tó Cabrita e à Michele Guerreiro pelas placas antigas com o alfabeto;
À avó Maria do Carmo pelo espaço de incubação.

Queremos ainda agradecer ao Loulé Criativo por hospedar o nosso lançamento em Setembro de 2016; ao Loulé Design Lab por toda a divulgação e sinergia durante a nossa residência de 3 anos; à Elisete Montes pela ajuda com a encadernação; à Tatiana Cravador pela tradução paro o francês nas embalagens; aos nossos colegas do Colectivo 28 pelo conjunto empreendedorismo criativo e a todos os mais colegas artesãos e designers, lojistas, organizadores de eventos, clientes e amigos pela partilha e motivação.

Em memória da avó Maria do Carmo.

Options